O novo RG já está em vigor. O novo modelo substituirá o CPF e o passaporte? Entenda as principais alterações e quando alterar seu documento.
O novo modelo de carteira de identidade terá um número uniforme no Brasil além de um QR code. O prognóstico é que até 3 de março do ano que vem todos os institutos de identificação estejam prontos para emitir o novo RG. Mas o documento substituirá o CPF e o passaporte?
Segundo o governo federal, a mudança permitirá uma melhor verificação dos dados de cada cidadão. Anteriormente, a mesma pessoa podia ter até 27 IDs diferentes. Ou seja, um em cada estado brasileiro.
Nova carteira de identidade RG para substituir CPF e passaporte?
A unificação em todo o território nacional levantou dúvidas. Muita gente quer saber se o novo modelo do RG vai substituir o CPF e também o passaporte.
E a resposta é: não. O que está acontecendo é que o novo RG unifica o número do documento por meio do CPF. E o passaporte ainda é necessário. No entanto, o RG é considerado um documento de viagem.
Isso porque o novo modelo atende aos padrões internacionais, pois traz o código MRZ (Machine Readable Zone). Igual aos passaportes e pode ser lido por dispositivos.
No entanto, o RG só é válido como documento de viagem internacional para países que fazem parte do Mercosul. Desta forma, ajuda a verificar a validade dos dados apresentados pelos viajantes. De qualquer forma, o passaporte ainda é necessário.
De acordo com a previsão do governo federal, as secretarias estaduais de segurança dos estados federados individuais e do distrito federal são responsáveis pela emissão do novo RG. O modelo entrou em vigor em 1º de março. E a saída é gratuita. Para pessoas até 60 anos, a carteira de identidade atual ainda é válida por 10 anos.
Para pessoas acima de 60 anos, o documento é válido por tempo indeterminado. Assim, o novo RG não substitui nenhum documento que não seja a própria identidade. O novo documento visa ajudar a reduzir a fraude de dados do cidadão.
Veja também:
- INSS Prova de Vida 2022: Confira como vai funcionar e quem precisa fazer
- Triste notícia para os aposentados do INSS: veja quem está sendo prejudicado por isso
- Um subsídio de R$65 para mulheres será lançado em todo o Brasil; descubra como o receber.
- Auxílio Emergencial : Pais solteiros podem receber um valor adicional de até R$ 3.000
- Salário mínimo: Veja projeções para 2023!
- Como funciona o empréstimo PagBank no consignado 2022
- Imposto de Renda: Saiu o Cronograma de Restituição da Receita Federal
- Surpresa para aposentados: Fim do crédito consignado e suspensão do crédito
- Aposentados do INSS: notícias tristes acabaram de sair
Leave a Reply