Últimos Posts

13º do INSS começa a ser pago aos aposentados e pensionistas

A partir desta quinta-feira (25), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários dos auxílios do órgão.

A primeira parcela será paga aos beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$ 1.320). Para esse grupo, os depósitos serão realizados entre 25 de maio e 7 de junho. Os primeiros a receber serão aqueles que possuem o cartão de benefício com final 1.

Para os segurados que recebem acima do salário mínimo, os pagamentos serão efetuados entre os dias 1º e 7 de junho. É importante destacar que a primeira parte do décimo terceiro não sofre descontos, como o Imposto de Renda. Esses descontos ocorrerão na segunda parcela, que será paga ainda em junho.

De acordo com o Governo Federal, cerca de 30 milhões de beneficiários terão direito ao pagamento do décimo terceiro. Serão contemplados aqueles que recebem o décimo terceiro salário, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

Continua após a publicidade

O INSS desembolsará aproximadamente R$ 62,6 bilhões para disponibilizar o adiantamento do décimo terceiro salário. Normalmente, o abono anual dos aposentados costuma ser pago no segundo semestre de cada ano (agosto e novembro), mas nos últimos dois anos, esse pagamento ocorreu em abril e maio.

Calendário do 13º salário do INSS – primeira parcela

Para quem recebe 1 salário mínimo

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
125 de maio26 de junho
226 de maio27 de junho
329 de maio28 de junho
430 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61 de junho3 de julho
72 de junho4 de julho
85 de junho5 de julho
96 de junho6 de julho
07 de junho7 de julho

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
1 e 61 de junho3 de julho
2 e 72 de junho4 de julho
3 e 85 de junho5 de julho
4 e 96 de junho6 de julho
5 e 07 de junho7 de julho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo