Ícone do site Viver de Trade

13º Salário do INSS de 2023 adiantado para Aposentados?

13º salário do INSS vai ser antecipado em 2023?

13º salário do INSS vai ser antecipado em 2023?

Normalmente o pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ocorre nos meses de setembro e dezembro.

Contudo, nos últimos três anos o calendário de pagamentos do INSS acabou sendo antecipado, principalmente devido ao período de pandemia que vivenciamos desde 2020.

Logo, devido a essa antecipação dos últimos três anos, muitos segurados têm dúvidas quanto ao novo cronograma de pagamentos do 13º salário para 2023.

13º salário será antecipado em 2023?

É importante lembrar que a antecipação, como ocorreu nos últimos três anos (2020, 2021 e 2022), se deu prioritariamente devido ao período de pandemia, onde o presidente da República assinava um decreto antecipando o pagamento do 13º salário.

No entanto, devido ao controle da doença que causou a pandemia, e com a mudança de governo da gestão do presidente Jair Bolsonaro para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não há nenhuma definição sobre uma possível antecipação.

Dessa maneira, até que o novo governo possa se posicionar sobre uma nova possível antecipação, o que está valendo é o Decreto 10.410, publicado pelo governo federal em 2020.

Continua após a publicidade

Através do Decreto 10.410, ficou-se definido que o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS deve acontecer em paralelo à folha de pagamentos da folha de agosto (pago em setembro) e da folha de novembro (pago em dezembro).

Veja o que diz o Artigo 120 do respectivo decreto quanto ao pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas do INSS:

Art. 120. Será devido abono anual ao segurado e ao dependente que, durante o ano, receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

§ 1º O abono anual será calculado, no que couber, da mesma forma que a gratificação natalina dos trabalhadores e terá por base o valor da renda mensal do benefício do mês de dezembro de cada ano e o seu pagamento será efetuado em duas parcelas, da seguinte forma:

I — a primeira parcela corresponderá a até cinquenta por cento do valor do benefício devido no mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios dessa competência; e

II — a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da primeira parcela e será paga juntamente com os benefícios da competência de novembro.

Continua após a publicidade
Sair da versão mobile