Empréstimo com cartão de crédito: como funciona?

emprestimo-no-cartao-de-credito
Publicidade

É possível solicitar um empréstimo com cartão de crédito sem comprometer o limite. A simulação de dinheiro com condições deve ser feita na instituição financeira.

O cartão de crédito é um meio de pagamento muito popular entre os consumidores. Além de ser um grande aliado no aumento do poder aquisitivo, o produto também pode ser usado para o cidadão obter empréstimo no mercado financeiro.

Segundo levantamento da consultoria e tecnologia Minsait, os brasileiros são os maiores , que mais utilizam cartões de crédito na América Latina.

No Brasil, o percentual de consumidores que utilizam o cartão chega a 81,6%. Em outros países do continente, o valor fica entre 60% e 70%.

Assim, o cartão é utilizado tanto como meio de pagamento quanto como mecanismo de obtenção de crédito.

Como funciona o cartão de crédito?

O empréstimo com cartão de crédito é semelhante ao empréstimo pessoal. A distinção entre as linhas de crédito é que não é necessário ser correntista no banco escolhido para solicitar o dinheiro.

Assim, basta o cartão de crédito e a opção é viabilizada pela operadora. As informações podem ser obtidas por meio do site da instituição, aplicativo, call center e, em alguns casos, até mesmo no caixa eletrônico.

Publicidade

O valor liberado no empréstimo do cartão de crédito também difere do limite de compra. Portanto, não tem impacto no consumo mensal.

Como faço um empréstimo no cartão de crédito?

A solicitação de um empréstimo com cartão de crédito pode variar de acordo com a instituição financeira, mas geralmente segue etapas semelhantes. Confira:

Simulação e solicitação de empréstimo: Na plataforma (site ou aplicativo) é possível especificar o valor do empréstimo que deseja e em quantas parcelas deseja pagar, oferecendo as taxas de juros calculadas.

Análise de crédito: Esta etapa inclui avaliação do perfil do cliente com saldo de despesas e histórico de pagamentos.
Assinatura do contrato: Caso o empréstimo seja aprovado, basta ler os termos do contrato antes de concordar e assinar.

Liberação de crédito: Se tudo estiver ok com as fases anteriores, só resta disponibilizar o dinheiro. O prazo depende da operadora solicitada e pode ser de horas ou dias.

Publicidade

Dicas a seguir antes de solicitar um empréstimo no cartão de crédito
Antes de solicitar um empréstimo, alguns cuidados devem ser tomados . Isso porque o dinheiro que deveria ser usado para ajudar nas finanças pode se tornar uma bola de neve de acúmulo de dívidas.

Dessa forma listamos algumas dicas para seguir e sair do vermelho:

Veja como fazer um planejamento antes de contratar sua linha de crédito;

  • Verifique quanto da renda pode ser utilizada para quitar as dívidas;
  • Pesquise as opções disponíveis no mercado financeiro;
  • Analise se ultrapassar o limite não é afetado;
  • Comparar taxas de juros, prazo de pagamento e custo efetivo total;
  • Escolha a melhor opção disponível.
  • Também é importante mencionar a importância de consultar o reputação da empresa, evitando golpes.

Veja também:

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.