Enem as Formas de Pagamento serão com PIX e cartão de crédito

O Enem desse ano as taxas de inscrição no Enem 2022 pode ser paga via PIX e o Cartão de Crédito, Além disso, também é possível pagar com cartão de crédito.

A novidade foi anunciada na última quinta-feira (05) pelo ministro da Educação Victor Godoy e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas. Além disso, nesta sexta-feira (6), as correções nos editais de exame foram publicadas no Diário Oficial.

A ideia de permitir o pagamento da taxa de inscrição pelo PIX e cartão de crédito visa facilitar a inscrição para aqueles que querem participar do exame nacional do ensino médio.

Saiba como se inscrever no ENEM


As inscrições no Enem devem ser feitas anualmente, por isso é importante seguir o calendário divulgado pelo Inep. Para fazer o exame, o cidadão deve se inscrever e pagar a taxa de R$ 85 dentro do prazo.

O processo de inscrição no Enem é totalmente online, portanto, os participantes devem acessar o Ministério da Educação (MEC) e o Preenchimento formulário Formulário com os dados solicitados (CPF e data de nascimento). Em seguida, a página deve redirecionar o usuário para inserir outras informações, como endereço, ID e afiliação.

Após preencher todos os dados pessoais solicitados, o aluno deverá escolher a língua estrangeira de sua preferência (inglês ou espanhol) e a cidade onde deseja realizar o exame. Também deve ser sinalizado neste momento se algum cuidado especial for necessário. Por fim, o usuário deve cadastrar uma senha para acessar o portal do candidato.

Após concluir o cadastro e efetuar o pagamento, basta aguardar o anúncio das escolas onde serão realizadas as provas. No edital publicado no Diário Oficial é possível esclarecer dúvidas sobre o Enem.

Mais informações sobre o Bacharelado Nacional


De acordo com o Diário Oficial da União, terão início as inscrições para o Enem 2022 próxima terça-feira (10.) e vai até 21 de maio de 2022. Apesar do prazo de inscrição mencionado acima, o prazo de pagamento é um pouco maior. Assim, é possível pagar os R$ 85 até o dia 27 de maio.

Vale ressaltar que o Enem impresso e o digital têm o mesmo calendário. No entanto, uma das duas modalidades deve ser selecionada antes da inscrição, pois não há possibilidade de alteração após a inscrição. ou em parte para ingresso utilizado na maioria das universidades brasileiras. Assim, a nota do exame é utilizada no SISU para ingresso em universidades públicas e no PROUNI ou FIES para ingresso em faculdades particulares.

Além das opções acima, os brasileiros ainda têm a opção de usar a nota do Enem, para fazer alguns programas de licenciatura em universidades em Portugal. Desta forma, o Exame Nacional do Ensino Médio oferece aos candidatos múltiplas escolhas.

Veja também:

Comentários estão fechados.