Últimos Posts

GOLPE DO INSS! Aposentados Levam Golpe e Ficam no Prejuízo

Golpes recentes do INSS têm assustado os beneficiários. O “Meu INSS”, serviço online oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem surgido como alvo de fraudes envolvendo advogados. Saiba o que está acontecendo.

Criminosos usam o registro profissional de advogados para cometer fraudes no INSS dentro do “Meu INSS”. Através da violação de dados, eles obtiveram acesso a nomes de usuários e senhas e conseguiram alterar a conta bancária para receber o pagamento e passaram a receber os valores como se fossem o beneficiário.

O “Meu INSS” é um serviço oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que permite ao cidadão acessar informações e serviços relacionados aos seus benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença.

Como funcionam os golpes do INSS?

Após ingressar no INSS fazendo-se passar pelo beneficiário e requerer a alteração da conta bancária, é necessário anexar cópia do documento original do beneficiário. No entanto, os criminosos anexam documentos de pessoas que nada têm a ver com o segurado.

Segundo reportagem do G1, criminosos estão conseguindo acesso a carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por meio do próprio sistema “Meu INSS”. Fazem parte desse sistema os processos relativos aos pedidos de benefícios do INSS, mas, em tese, apenas os participantes do processo têm acesso a ele.

Os documentos dos advogados estão anexados aos autos. Os criminosos obtêm acesso a esses processos para roubar documentos e usá-los de forma fraudulenta.

Continua após a publicidade

Ao solicitar a alteração da conta bancária do segurado, o criminoso anexará o documento do advogado como se fosse o próprio documento do beneficiário.

A informação é que mesmo para um documento incompatível com o documento do titular, o sistema aceita a documentação e permite a alteração da conta bancária.

OAB comenta fraude no INSS

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) informou em nota que está ciente e está acompanhando os casos de advogados afetados pelo esquema de fraudes previdenciárias do INSS.

Por meio da Comissão de Direito Previdenciário, a OAB-SP está aberta para receber denúncias e prestar assessoria a advogados que tenham seus dados envolvidos em processos.

A Ordem de São Paulo, juntamente com o Supervisor Regional do Instituto Nacional do Seguro Social do Sudeste, também está trabalhando em soluções eficazes para garantir que os profissionais não sejam prejudicados por violações de dados e fraudes de segurança.

O Ministério da Previdência Social e o INSS ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Veja também:

Vinícius Mendes

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Augusto Motta no Rio de Janeiro, programador e músico nas horas vagas. Gosto de inovação, tecnologia, informação e tudo sobre internet. Escrevo para outros portais como cartaoaprovado.net.br e futebolplay.net.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo