Ícone do site Viver de Trade

Lula manda cortar Bolsa Família para este grupo de pessoas

Lula corta Bolsa Família para este grupo de pessoas

Lula corta Bolsa Família para este grupo de pessoas

A reformulação do novo Bolsa Família tem sido resultado de um trabalho conjunto entre os ministérios. Agora, a chefe da pasta de Planejamento, Simone Tebet, informou que a folha de pagamento do programa social passará por cortes significativos. 

Embora não seja uma surpresa, considerando que o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mencionou que, um dos primeiros atos em relação ao Bolsa Família seria a execução de um pente-fino, a medida não é bem vista pela população. 

Em parte, a iniciativa visa evitar fraudes e pagamentos indevidos. Por outro lado, pretende assegurar que somente os cidadãos em real condição de vulnerabilidade social recebam a transferência de renda

Os cortes no Bolsa Família já começaram. Na prática, o pente-fino é executado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), presidido por Wellington Dias.

A pasta firmou uma parceria entre os Estados e municípios para gerir a atualização cadastral do Cadastro Único (CadÚnico)

O sistema funciona como uma base de dados governamental, reunindo informações acerca da população de baixa renda e em extrema vulnerabilidade social.

Continua após a publicidade

A partir da inscrição no CadÚnico, essas pessoas têm a chance de serem redirecionadas a iniciativas no âmbito social, como o Bolsa Família, Vale-Gás, Tarifa Social e outros. 

Atualmente, existem cerca de 40,7 milhões de famílias inscritas no CadÚnico. Deste total, 21,9 milhões compõem a folha de pagamento do Bolsa Família.

Mas cabe ressaltar que, a iniciativa do Governo Federal não consiste apenas em realizar cortes, como também uma busca ativa por famílias que se enquadram nos critérios do programa e ainda não recebem o benefício

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, esta busca ativa partirá do próprio governo.

Na prática, equipes formadas por assistentes sociais dos Estados e municípios serão designadas para ir de porta em porta realizar as inscrições de famílias carentes que ainda não fazem parte do CadÚnico e, então, redirecioná-las ao Bolsa Família.

Qual é o prazo dos cortes no Bolsa Família?

De acordo com a ministra Simone Tebet, os cortes no Bolsa Família ocorrerão no período de 60 diasiniciando em fevereiro e terminando em março.

Continua após a publicidade

A princípio, o prazo para executar os bloqueios seria de 30 dias, mas a chefe da pasta disse que uma mudança tornou-se necessária. 

Para ela, o cancelamento em massa de todas as inscrições inaptas causaria não apenas a revolta na população vulnerável, como também, seria responsável por aumentar a fila de espera. 

“Vai ter um bloqueio em 60 dias e não pode começar em janeiro. Ao invés de janeiro, vai começar em fevereiro ou março e não vai ser por 30 dias”, detalhou.

Fonte Original: FDR

Sair da versão mobile