Quando devo trocar a cnh antiga pela nova? Conheça os prazos aqui!

0

Saiba quando você precisa alterar a cnh versão antiga do documento para a nova. Fique de olho nos prazos para não ter dor de cabeça.

Desde 1º de junho entrou em vigor o novo modelo de carteira nacional de habilitação (CNH). Devido às inovações introduzidas, é comum ainda haver dúvidas sobre o formato atualizado do documento obrigatório para quem deseja dirigir veículos como carros e motos. Uma delas diz respeito ao processo de troca da carteira de motorista antiga pela nova.

Leia também: Fique por dentro de todas as alterações da CNH e das novas regras

Segundo o Conselho Nacional de Transportes, o processo de atualização da carteira de motorista pelos brasileiros será gradual. Isso significa que não há necessidade de trocar a versão antiga do documento pela nova se o motorista estiver com a CNH em dia e não tiver pendências.

Portanto, motoristas que possuem o modelo anterior O licença pode ser usada sem restrições até a data de expiração. Só então será necessário buscar o novo documento.

Quem pode obter a nova CNH?

Inicialmente, a emissão da nova CNH é oferecida a quem:

  • Leva a 1ª via do documento;
  • Renova a carteira de motorista;
  • Leva a 2ª via do documento.
  • Nova validade da CNH


Com a modernização do Código de Trânsito Brasileiro ( CTB), a Validade da CNH foi alterada e passou a ser de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos.

Para motoristas com 50 anos ou mais e menos de 70 anos, o prazo de validade é de 5 anos. Por fim, para motoristas com 70 anos ou mais, o documento deve ser renovado a cada 3 anos.

Ainda de acordo com o novo CTB se houver sinais de deficiência física ou mental ou curso de doença que possa afetar a capacidade como dirigir um veículo, os prazos de validade da CNH podem ser reduzidos mediante proposta do examinador.

Veja também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.