Fique por dentro de todas as alterações da CNH e das novas regras

0

Agora veja quais foram as alterações mais importantes na nova CNH e o que elas mudam para você.3

🚨 URGENTE! Entre para nosso Grupo do WhatsApp de notícias e concorra a até R$1.000,00 todo mês pago no seu PIX!

ENTRAR NO GRUPO DO WHATSAPP

Se você pretende fazer sua CNH pela primeira vez ou por algum motivo precisar reemitir, saiba que podem não ser o que você lembra. Isso vai acontecer porque algumas novas regras foram feitas, então quem achar que elas não estão em vigor está muito enganado.

Leia também: A nova CNH entra em vigor em 1º de junho; O motorista precisa renovar?

O governo já deixou claro que todas as CNH novas regras entrarão em vigor desde o início. 2022.

E é exatamente por isso que muitas pessoas estão morrendo de curiosidade para saber o que mudou mais importante, afinal os motoristas têm que se adaptar. Bem, talvez a mudança mais importante agora seja que o processo de obtenção da sua primeira carteira de motorista levará até 1 ano.

Também existe a regra de que o estado é responsável por informar ao motorista que o documento dele é sobre expirar. Está correto! E o prazo mínimo para isso é de 30 dias antes do vencimento.

Mas claro que cabe apenas às agências notificar, já que o motorista ainda tem que acompanhar toda a situação. Na verdade é um processo tranquilo, se for o seu caso é só procurar o próximo Detran.

Outra coisa que é mencionada é a obrigatoriedade de fazer um novo exame físico e mental a cada 10 anos, mas esses exames devem ser feitos em clínicas conveniadas ao Detran e não por um médico que você conheça.

Para quem possuam carta de condução das categorias C, D e E, carecem ainda de alguns exames toxicológicos que comprovem a sua capacidade para conduzir os respetivos veículos. São eles:

  • Ter RG, CPF e Comprovante de Residência;
  • Saber ler e escrever;
  • Ter 18 anos.


Atualizado com tudo isso, apenas o prospectivo o motorista precisa ter um formulário online disponível Preencha o formulário de inscrição antes de pagar a taxa de inscrição.

A fase de teste de aptidão física e mental e exame psicológico segue imediatamente. Tudo com o objetivo de provar sua capacidade de condução irrestrita.

Então você só precisa completar as 45 horas de aulas teóricas e de direção legalmente prescritas. Para isso, também é necessário completar os exercícios práticos e passar nos exames. E fique atento: há um número mínimo de horas de aula que devem ser cumpridas, mas, uma vez alcançado tudo isso, basta passar no exame de habilitação de veículos, que também deve ser pago.

Veja também:

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Receba em primeira mão!

Seja o primeiro a receber as notícias mais relevantes do dia para você. Inscreva-se abaixo:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.