14º Salário dos Aposentados INSS deve sair ainda em Setembro? Veja as previsões

0
Publicidade

O 14º salário do INSS é uma questão que vem sendo debatida desde 2020, quando o país foi atingido pela pandemia de Covid-19.

Muitas pessoas foram afetadas pela exigência de isolamento social, emocionalmente, em termos de saúde e também financeiramente. 

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foram os mais atingidos. Este ano o governo decidiu antecipar o 13º salário para o mês de abril para ajudar os segurados com suas finanças. No final do ano, no entanto, eles ficaram sem pagamento extra. Desde então, o governo espera o 13º dos segurados. 

Não foi possível salvar sua assinatura. Por favor, tente novamente.
Parabéns! Você está inscrito. Enviamos um e-mail para você com a confirmação.

Receba todas as Notícias em primeira mão!

Com o evento da pandemia, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) apresentou um projeto de lei em 2020 autorizando o pagamento do 14º salário aos aposentados do INSS.

A medida que, acabou se tornando o 14º Salário do INSS, aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família no ano passado e pela Comissão de Finanças e Tributação, estagnou na Câmara dos Deputados em Brasília.

14 salario
Foto / Reprodução: CNN Brasil

Em março deste ano, a proposta foi encaminhada à Comissão Constitucional e Judiciário e Cidadania, onde recebeu parecer favorável do relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), no início de junho, o que tornaria a proposta passível de análise. . no Senado. 

O que ninguém esperava era que ocorresse uma reversão, efetivamente iniciando o processo de cálculo novamente. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, aprovou resolução fazendo circular o texto para análise das novas comissões, inclusive das que o aprovaram no início deste ano. 

Não há movimentação desde 21 de junho deste ano. Agora o PL aguarda a criação de uma comissão temporária pela Diretoria para analisá-lo novamente.

Como estamos em ano eleitoral, é bem possível que o 14º salário não tenha chance de virar INSS agora liberado em 2022.

Publicidade

Como consultar o 14º Salário INSS com o CPF 

Para consultar os valores e o agendamento com os dados do INSS, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou o site Meu INSS. É possível consultar o extrato previdenciário do mês atual e dos meses anteriores. 

Também será possível acessar seu tempo de contribuição, simular aposentadoria e agendar ou remarcar perícia médica. 

Dica extra do Jornal Contábil: Entenda e complete os procedimentos do INSS para receber os benefícios previdenciários. 

Já pensou em saber tudo sobre o INSS, desde o afastamento até o pedido de aposentadoria, e o melhor de tudo, tudo em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na Prática:

É um curso rápido mas completo e detalhado com tudo que você precisa saber para entender as regras do INSS, procedimentos e regras para coleta de informações e pedidos de benefícios master para você ou quem precisar.

O 14º dos Aposentados do INSS já foi aprovado?

O projeto do 14º salário para pensionistas e aposentados também foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação e está previsto o pagamento do abono até o limite de dois salários mínimos em março de 2022 e 2023. O texto está pendente de análise pela Comissão Constitucional e Judiciária.

Publicidade

Leia também:

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.