Finanças

Imposto de Renda 2022: MEI deve declarar até o final de junho

Os microempreendedores individuais (MEI) precisam apresentar a declaração de imposto de renda em 2022? Entenda como funciona e por que o prazo é até o final de junho deste ano.

Finalmente, todo microempreendedor individual (MEI) terá que apresentar declaração de Imposto de Renda (IR) em 2022? Responder a essa pergunta pode parecer bastante simples para alguns, mas requer um entendimento um pouco mais profundo. Entenda se o MEI é obrigado a declarar o Imposto de Renda.

Leia também: A Caixa vai leiloar 300 imóveis com lance inicial de R$ 9.000

Vale ressaltar que houve um aumento significativo no número de pessoas cadastradas como MEI nos últimos anos. Devido à pandemia, muitos trabalhadores tiveram que se tornar autônomos e finalmente se cadastrar no sistema para sair da informalidade.

No entanto, a pressa do processo gerou algumas dúvidas entre os novos empresários individuais brasileiros.

Você entende se o MEI é obrigado a fazer a declaração de imposto de renda?

A resposta mais curta e simples seria não, porém é necessário fazer a declaração de imposto de renda anual conjunta da pessoa física. O procedimento é o mesmo de antes. No entanto, como pessoa jurídica (CNPJ), é obrigada a apresentar a prestação de contas anual do Simples Nacional (DASN SIMEI). o SIMEI-DSN como destacado acima.

Para mais informações, vale a pena acessar o Portal da Receita Federal e não esperar o prazo de arquivamento para regularizar sua situação.

Continua após a publicidade

MEI tem até o final de junho para declarar impostos
Saiba como fazer Explicação:

  • 1 – Acesso ao programa DASN-SIMEI pelo Portal do Simples Nacional ou pelo Aplicativo MEI para download no Google Play e App Store;
  • 2 – O contribuinte deve comparecer ao menu SIMEI – Serviços > Cálculo e declaração > DASN-SIMEI – declaração anual para o MEI. No aplicativo do MEI, o contribuinte precisa clicar no menu Criar declaração;
  • 3 – Informe o número do seu CNPJ;
  • 4 – Informe o ano civil (2021);
  • 5 – No campo Renda Bruta Total, insira o valor total da sua folha de pagamento do último ano;
  • 6 – Insira a renda bruta total dessas ocupações;
  • 7 – Se você no ano passado teve um funcionário, clique em Sim. Se não, clique em Não.

Veja também:

Vinícius Mendes

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Augusto Motta no Rio de Janeiro, programador e músico nas horas vagas. Gosto de inovação, tecnologia, informação e tudo sobre internet. Escrevo para outros portais como cartaoaprovado.net.br e futebolplay.net.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo